Nenhum município do Vale do Jaguaribe obteve nota boa no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb).O Ioeb é um importante indicador das oportunidades educacionais oferecidas para todas as crianças e jovens dos municípios brasileiros, em termos de acesso à educação básica. O índice reúne informações sobre a qualidade de oferta para alunos que frequentam as redes públicas e privadas, bem como os que não frequentam a escola.
Por outro lado, o Ceará teve 18 municípios bem avaliados,porém, nove estão RANKING DO IOEB EM 2021. Os municípios são :
- Sobral
- Cruz
- Milhã
- Ararendá
- Itatira
- Jijoca de Jericoacoara
- Pires Ferreira
- Martinópole
- Quixeramobim
Na média por Estado, o Ceará tem pontuação 5,5, ocupa a primeira posição na região Nordeste e a segunda do País, atrás apenas de São Paulo. Entre as capitais, Fortaleza tem o terceiro melhor resultado.
Sobral e Cruz conquistaram o primeiro lugar na classificação nacional de maiores notas no (IOEB).
De acordo com o secretário de Educação de Sobral, Herbert Lima, o resultado é motivo de alegria e reconhecimento pelos profissionais e ações que compõem a rede pública municipal de Sobral.
“Reconhecimento também de uma série de dispositivos de ações que o município de Sobral vem desenvolvendo. Entre elas, a política de fortalecimento e qualificação da formação continuada de professores, a seleção pública de diretores, expansão da rede pública em tempo integral e com o atendimento da educação infantil e novos currículos de aprendizagem dos alunos”, destaca Herbert.
O Ioeb é realizado pela Comunidade Educativa Cedac, com a parceria técnica das consultorias Metas Sociais e Conhecimento Social. A iniciativa tem o apoio do Itaú Social, Instituto Natura, Fundação Roberto Marinho e Instituto Humanize e o apoio institucional do CLP.