O ex-senador Eunicio Oliveira, volta a se fortalecer na política cearense, após vitória de dois aliados nas eleições suplementares de Barro e Viçosa do Ceará, no ultimo domingo,05.
Com 17 prefeituras, empatado com o PT do governador Camilo Santana (PT). Porém, a sigla vinha de 28 prefeituras conquistadas em 2016, quando Eunício era senador e estava prestes a se eleger presidente do Congresso Nacional. Isso depois de Michel Temer ter virado presidente, após o impeachment de Dilma Rousseff (PT). Em 2020, o cenário era de um Eunício sem mandato, após a surpreendente derrota em 2018. Agora, duas eleições suplementares foram realizadas no contexto de o líder emedebista cearense tentar reconquistar espaço. Ele comemora os resultados e projeta dois caminhos possíveis para 2022.
Em ambas as eleições, em Barro e Viçosa, Eunício derrotou os candidatos apoiados pelo PDT, do grupo Ferreira Gomes. Estava também como adversário o PSD de Domingos Filho.
“Se o PT quiser palanque puro para o Lula, me coloco à disposição”, diz ele sobre concorrer a governador. Porém, para ele não bastaria o apoio. Seria o PT estar na chapa, com vice ou candidato ao Senado. Caso não saia como candidato a governador, Eunicio se candidatará a Deputado Federal.
Barro fica na divisa com o Estado da Paraíba, a 455 quilômetros de Fortaleza. Foi eleito prefeito o Dr. George (MDB), com 6.886 votos, 56,92% do total de votos válidos. Ele derrotou Vanda (PSD), que teve 5.211 votos, 43,08% dos votos válidos.
Viçosa do Ceará fica do lado oposto do Estado, na divisa do Piauí, a 360 quilômetros de Fortaleza. O prefeito eleito foi Franci Rocha (MDB), com 17.945 votos (52,56% do total). Ele derrotou Divaldo Soares (PDT), que teve 16.197 votos (47,44%). Os prefeitos que haviam sido eleitos nos dois municípios em 2020 foram cassados.
Ao comemorar a força que sustenta nos municípios do Interior, Eunício aponta que ainda hoje estão saindo recursos para emendas que ele apresentou quando era senador até 2019.