Parabéns Aracati pelos 175 anos, Terra berço da cultura, história e turismo do Ceará

 

Aracati completa hoje, 25 de outubro de 2017, 175 anos que foi elevada à categoria de cidade. Mas a história é bem mais antiga.

Nossa história começou ainda quando o estado do Ceará era chamado de Siará e pertencia a província de Pernambuco.  O município de Aquiraz na Região Metropolitana de Fortaleza, foi a primeira vila oficialmente criada por ordem régia na capitania, em 13 de fevereiro de 1699.

Tornou-se sede administrativa regional entre 1713 e 1726, portanto a primeira capital do Ceará, quando Fortaleza alcançou o mesmo status e a capital foi modificada em definitivo, se tornando até hoje a capital do Estado.

O Siará tendo forte presença de Pernambuco na faixa litorânea, proporcionou um forte desenvolvimento da região, dando início a cidades como Aracati nos séculos XVIII e XIX, e se tornando o principal porto do comercio de charque. Outras cidades foram criadas nessa época, Sobral, Icó, Acaraú, Camocim e Granja, além de Fortaleza que ganhava mais espaço com suas cidades vizinhas como Caucaia, Messejana e Parangaba(hoje bairros da capital),além do Crato na Região do Cariri.

Durante todo o império o siará permaneceu com essa designação até que, com a Proclamação da República Brasileira, em 1889, a província deu lugar ao atual Estado do Ceará.

Nesse tempo o município de Aracati se fortaleceu muito, se tornando berço da cultura e da história do Ceará.

Durantes muitos anos, Aracati, Aquiraz e Icó foram os municípios mais importantes e prósperos do Ceara. Hoje, Aracati e Aquiraz tem um forte potencial turístico que atraem turistas o ano todo. Nos anos 2000, juntamente com Icó se tornaram cidade tombadas pelo IPHAN e se tornando patrimônio da história do Brasil.

Aracati é um dos municípios mais culturais do estado com artistas das mais diversas áreas, possui uma avenida toda com casarões dos séculos 18 e 19, que guardam até hoje as fachadas originais.

Mesmo passando por uma forte crise administrativa nos últimos anos, se manteve forte e continua como um dos municípios mais ricos do Ceará, seja em cultura, história, belezas naturais ou mesmo em arrecadação. Somos uma das poucas cidades Cearenses que possui feira livre todos os dias da semana. Todos os dias, pessoas de Beberibe,Fortim,Icapui,Itaiçaba,Jaguaruana,Palhano e Russas vem até nosso comercio local, além de terem como preferência as nossas praias.

Nossas igrejas são as mais antigas da região e foram construídas na época do império.

Temos vários símbolos marcantes como a praça da Cruz das Almas, A Gruta de Nossa Senhora de Lurdes, o prédio da Câmara Municipal (Antiga cadeia pública), Museu Jaguaribano,Praça da Independencia,casas onde nasceram o escritor Adolfo Caminha e o musica Jaques Klein, o teatro Francisca Clotilde que em breve estará pronto.

Esse foi apenas um pouco de nossa história, pois a história de Aracati é infinita e cheia de mistérios e encantos. Parabéns Aracati!!

por Sidney Sena

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *