Claro e TIM são as que tem a melhor qualidade de sinal do Brasil, segundo a OpenSignal

Após 7 milhões de testes em dispositivos de mais de 395 mil usuários, entre 1º de setembro e 29 de novembro de 2018, a OpenSignal divulgou, neste mês de janeiro, o ranking das melhores operadoras móveis do Brasil. Claro venceu em 4 das 5 categorias (velocidade de download, velocidade de upload, latência e experiência de vídeo).

A TIM ficou com o primeiro lugar em disponibilidade de sinal 4G. A Oi ficou em último em todos os quesitos. Isso em termos nacionais.

De acordo com o Diário do Nordeste,das 13 capitais com qualidade analisadas, Fortaleza ficou em 11º no quesito velocidade de upload. A Capital cearense ficou em 7º lugar em viabilidade de 4G, em 6º em experiência de vídeo e em 10º em velocidade de download. Com relação a latência, Fortaleza é a quarta pior. Latência é o atraso do tempo que um pacote de dados leva para ir de um ponto a outro, por exemplo, do seu smartphone até o site que você requisitou acessar.

Em termos de velocidade de download, se olharmos os números nacionais, a Claro liderou com ampla vantagem sobre a segunda colocada, a Vivo. Enquanto a Claro chegou a 18,8 MB/s, a Vivo teve 13 MB/s. A TIM veio em seguida com 10,3 MB/s e a Oi ficou em último com 7,7 MB/s. Aqui em Fortaleza, a Claro lidera com 21 MB/s, com a Vivo na cola com 19,9 MB/s. A Oi ficou em terceiro com 9,6 MB/s e a TIM foi a última com 8,1 MB/s.

No caso da velocidade de upload, nacionalmente, a Claro liderou também com folga, ficando em primeiro lugar com 6,3 MB/s. A Vivo ficou em terceiro com 4 MB/s, seguido pela TIM com 3,5 MB/s e a Oi com 2,8 MB/s. Em Fortaleza, a liderança já foi da vivo com 6,9 MB/s (melhor que a média nacional da Claro), seguido de muito perto pela Claro com 6,8 MB/s. Ambos bem distantes dos demais. A Oi em terceiro com 4,5 MB/s e a TIM com 3 MB/s.

Na questão de latência, a melhor é a Claro com 68 miilisegundos (ms) contra 68,8 milisegundos da TIM. A distância seguem Vivo, com 78,9 ms e Oi com 79 ms. Aqui em Fortaleza, a melhor latência é da Oi com 68,6 ms. Em segundo aparece a Vivo com 101,4 ms. Depois seguem TIM com 112,5 ms e Claro com 121,7 ms.

Na parte do ranking sobre experiência de vídeo, a Claro lidera com 55,7 pontos. A TIM aparece em segundo com 53,2 pontos. Depois vemos a Vivo com 50,5 pontos e a Oi com 44,9 pontos. Para fazer este cálculo, a OpenSignal analisou os dispositivos de usuários finais e o tempo de carregamento, além de pausas e resolução do vídeo nas redes 3G e 4G em uma escala criada pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) que vai de 0 a 100 pontos, sendo 0 o pior número e 100 a excelência.

No quesito experiência com streaming de vídeo em Fortaleza, a liderança é da Claro com 63 pontos contra 61 da Vivo. A TIM é a terceira com 53,4 pontos e a Oi a última com 50,6 pontos.

No último quesito, a disponibilidade de sinal, a TIM obteve 78,6% de sucesso utilizando a rede 4G. Em segundo lugar ficou a Vivo com 68%, a Claro é aterceira com 67,9% e a Oi é a última com 59,7%.

A TIM hoje informa que tem o maior número de municípios cobertos pela conexão 4G, logo isso pode ter ajudado bastante no resultado, mas não deve ter sido o único fator. Investimento em redes, implementação do sinal 700 MHz, entre outros podem ajudar e muito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top
%d blogueiros gostam disto: