Jair Messias Bolsonaro é empossado o 38º presidente do Brasil

Jair Messias Bolsonaro foi empossado na tarde desta terça-feira, 01 de janeiro de 2019 como o 38º presidente do Brasil.

Ao lado do vice, General Mourão, os dois ficarão a frente do país até o dia 31 de dezembro de 2022. Bolsonaro e Mourão foram eleitos no segundo turno das eleições presidencial em outubro do ano passado com mais de 57 milhões de votos, somando 55% dos votos válidos.

Em seu discurso no congresso nacional o presidente Jair Bolsonaro propôs um “pacto nacional” entre a sociedade e os poderes da República em um discurso de 9 minutos e 53 segundos no Congresso Nacional após tomar posse no cargo para o mandato 2019-2022.

Ele fez referência ao “pacto” ao falar sobre os desafios do novo governo na área econômica. Segundo o novo presidente somente “um verdadeiro pacto nacional entre a sociedade e os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário” será possível vencer os desafios da recuperação econômica.

“Precisamos criar um círculo virtuoso para a economia, que traga a confiança necessária para permitir abrir nossos mercados para o comércio internacional, estimulando a competição, a produtividade e eficácia sem viés ideológico. Neste processo de recuperação do crescimento, o setor agropecuário seguirá desempenhando papel decisivo em perfeita harmonia com a preservação do meio ambiente. Dessa forma, todo o setor produtivo terá aumento de eficiência, com menos regulamentação e burocracia”, afirmou.

Bolsonaro disse que o novo governo vai priorizar quatro pontos: combate à corrupção; combate à criminalidade; economia; dar fim à irresponsabilidade ideológica.

Principais pontos do discurso

  • Conclamou os poderes a um “pacto nacional”.
  • Prometeu medidas para abrir o mercado brasileiro ao comércio internacional.
  • Afirmou que governo não gastará mais do que arrecada e que contratos serão cumpridos
  • Prometeu “reformas estruturantes”.
  • Disse que valorizará policiais, que “sacrificam suas vidas” para garantir a segurança
  • Prometeu escola que prepare os filhos “para o mercado de trabalho e não para a militância política”.
  • Se comprometeu a construir uma sociedade sem discriminação.
  • Disse que combaterá a ideologia de gênero.
  • Prometeu respeito a todas as religiões, “respeitando nossa base judaico-cristã”.

‘Amarras ideológicas’

Ele também afirmou que, sob o governo dele, o Brasil “voltará a ser um país livre das amarras ideológicas”. Bolsonaro convocou os parlamentares do Congresso a ajudá-lo a reerguer e libertar o país “do jugo da corrupção, da criminalidade, da responsabilidade e da submissão ideológica”.

“Vamos unir o povo, valorizar a família, respeitar as religiões e as nossas tradições judaico-cristãs, combater a ideologia de gênero, conservando nossos valores. O Brasil voltará a ser um país livre das amarras ideológicas. Pretendo partilhar o poder de forma progressiva, responsável e consciente. De Brasília para o Brasil, do poder central para estados e municípios”, declarou.

Bolsonaro iniciou o discurso agradecendo “a Deus por estar vivo” e à Santa Casa de Juiz de Fora, onde foi atendido após ter sofrido facada em um atentado durante a campanha eleitoral.

Às 15h10 no horário de Brasilia, Eunício Oliveira declarou os dois empossados para o período 2019-2022 e em seguikda o primeiro-secretário do Congresso, deputado Giacobo, leu o termo de posse. Às 15h15, Bolsonaro e Mourão assinaram o termo de posse.

2 Replies to “Jair Messias Bolsonaro é empossado o 38º presidente do Brasil”

  1. PARABÉNS SR PRESIDENTE QUE DEUS O ILUMINE E A SUA EQUIPE PARA COMANDAR ESTA NAÇÃO QUE ESTA TÃO ARREBENTADA, E OBRIGADA POR NÓS DA ESPERANÇA DE NOVO.

  2. AGORA NÓS PODEMOS DIZER QUE TEMOS UMA PRIMEIRA DAMA DE VERDADE , PARABÉNS MICHELE TU FOI MARAVILHOSA HOJE AO LADO DO PRESIDENTE COM O SEU DISCURSO, TAMBÉM PARABENIZO TODOS OS FILHOS DO JAIR BOLSONARO MOSTRAM QUE SÃO HOMENS HONRADOS COMO O PAI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top
%d blogueiros gostam disto: