Jovem de 20 anos morre afogado na Praia de Iracema nesta manhã de domingo

Flaviano Santos Agostinho, de 20 anos, morreu na manhã deste domingo, 30, no aterrinho da Praia de Iracema, no trecho conhecido como Praia dos Crush, em Fortaleza. A causa inicialmente apontada, conforme policiais que atenderam a ocorrência, foi afogamento acidental após ingestão de bebida alcoólica. 

Irmão e amigos que acompanhavam Flaviano encontraram o corpo boiando no mar, já próximo ao Centro Cultural Belchior. Eles levaram o corpo até a areia. Salva-vidas que atuam no projeto Praia Acessível (a poucos metros do local do acidente) prestaram socorro à vítima e tentaram reanimá-la.

Os bombeiros foram acionados por volta das 9 horas mas não conseguiram reanimar Flaviano, mesmo após uma hora de tentativas.

Em conversa com a reportagem, os salva-vidas do projeto Praia Acessível relataram que há um posto no local que deveria ser ocupado pela Polícia Militar e está pronto há pelo menos duas semanas, mas continua inativo. Durante a manhã deste domingo, jovens utilizavam o local como abrigo do sol. 

Próximo ao posto, no entanto, existe um contêiner de policiamento 24 horas das ações do Pacto por um Ceará Pacífico. Em resposta ao questionamento do O POVO Online, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que, durante feriados e fins de semana a assessoria só responde a demandas factuais. Foi solicitado que a reportagem entre em contato com a assessoria da Polícia Militar na quarta-feira, 2 de janeiro, para esclarecimentos sobre o posto.

Por meio de nota enviada na tarde deste domingo, a Prefeitura de Fortaleza lamentou o ocorrido e informou que, por meio do  Instituto Iracema, está previsto no plano de requalificação da Praia de Iracema a instalação de um posto salva vidas que está em fase de conclusão na Praia do Lido/Crush. 

Como está em fase de acabamento, instalação de mobiliário e sinalização, a previsão é que o posto comece a funcionar, com a presença de agentes da Inspetoria de Salvamento Aquático, da Guarda Municipal de Fortaleza , a partir da segunda semana de janeiro. 

“Na oportunidade reforçamos os cuidados necessários ao banho de mar com segurança, escolhendo locais rasos, indicados para banho e sem a ingestão de bebidas alcoólicas”, conclui a nota. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: