Mensagens: Aprenda a superar a saudade e a dor da perda (luto) com a ajuda de Deus

A saudade está doendo? Veja 3 formas de superar a saudade e a dor da perda de um ente querido, filho, pai, esposo(a), ou de alguém que você ama. Que Deus te traga conforto e te ajude a lidar com a perda (luto) e com a saudade.

—–
Eu já ouvi muitas pessoas dizerem que “a vida é uma escola”. E eu acho essa frase verdadeira porque há muitas coisas que não dá para aprender num curso ou lendo um livro, mas somente quando vivemos na pele.

Saber lidar com uma perda, com o luto ou com a saudade é uma dessas situações que só a vida ensina. Não existe um treinamento capaz de te ensinar como superar o fim de um relacionamento ou a perda de um ente querido. Nós só aprendemos a lidar com essas coisas quando passamos por elas.

Porém, com o auxílio da Palavra de Deus e da experiência de pessoas sábias, podemos aprender algumas lições que podem nos ajudar a lidar com esses sentimentos. 

1) Não compare suas perdas e o seu sofrimento com ninguém

Cada situação é única e cada pessoa reage de uma maneira diferente. Algumas superam mais rápido e outras demoram mais, mas isso não quer dizer que seja fraqueza ou falta de fé. A Bíblia ensina em Provérbios 14 que “cada coração conhece a sua própria amargura.” (Provérbios 14:10).

2) Não tenha medo de chorar ou sentir saudade

Infelizmente, vivemos numa época em que as pessoas acham que o normal é estar sempre feliz e bem o tempo todo. Por isso, quando alguém sofre qualquer tipo de perda, os outros dizem que ela precisa superar aquilo o mais rápido possível. É claro que a sua vida não pode mesmo ficar travada numa situação triste; mas superar o momento não significa fazer de conta que nada aconteceu. A Bíblia diz que “há tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar” (Eclesiastes 3:4).

Nós temos o costume de dizer: “Não chora não” quando deveríamos dizer: “Pode chorar, porque isso vai te fazer bem!”. Devemos entender que independentemente do tempo que dure um sentimento de perda, ele vai acalmando com o tempo e sempre depois da tempestade vem a calmaria; então respeito o seu momento e o tempo da outra pessoa.

3) Não pense que a sua vida chegou ao fim

Se você terminou um relacionamento ou perdeu um ente querido, saiba que o sofrimento faz parte, a saudade às vezes parece insuportável, mas se você estiver com Cristo, você irá superar tudo isso que hoje te causa dor e te impede de enxergar um futuro à sua frente. Jesus disse para não nos preocuparmos com o dia de amanhã, por isso entregue o seu coração e a sua vida nas mãos do Senhor, pois Ele te carregará no colo até que você esteja fortalecido novamente. Na Bíblia temos a promessa maravilhosa de que, um dia, nunca mais iremos chorar, porque no céu não haverá perda nem separação. Tudo será perfeito e, mais do que isso, todos os relacionamentos durarão para sempre! Então, quando a saudade bater no seu coração, lembre-se dessa promessa:

“Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou” (Apocalipse 21:4).

Por Antônio Júnior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Top
%d blogueiros gostam disto: