Hoje é aniversário de 291 anos da Capital Fortaleza e contará com show de Caetano Veloso

A Capital Cearense completa nesta sexta-feira, 13 de Abril, 291 anos de história. Fortaleza foi fundada em 1726 pelos Holandeses.

O nome Fortaleza é uma alusão ao Forte Schoonenborch, construído pelos Holandeses. A Capital Cearense também é conhecida como “Capital Alencarina”, “Terra do Sol”, ou simplesmente FORTAL.

 

Fortaleza é a quinta maior cidade do Brasil com 2.627.482 habitantes, ficando atrás apenas de Salvador,Brasilia,Rio de Janeiro e São Paulo. Atualmente é a segunda maior cidade do Norte e Nordeste, ficando atrás apenas de Salvador na Bahia.

É a cidade nordestina com a maior área de influência regional e possui a terceira maior rede urbana do Brasil em população, atrás apenas de São Paulo e do Rio de Janeiro. È a segunda cidade mais rica do Norte e Nordeste e tem a sexta maior região metropolitana do Brasil.

A Praia de Iracema é o principal ponto turístico da Capital, onde é palco do segundo maior Reveillon do País e dos principais eventos abertos da capital.

Outros pontos se destacam na Capital Cearense, como o Teatro José de Alencar, a Praça do Ferreira, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a Avenida Beira Mar, a Cidade da Criança, a Cadetral Metropolitana,o Mercado Central,a Praia do Futuro, o Parque do Cocó, a Avenida Monsenhor Tabosa entre outros.

Fortaleza fica no Centro do Litoral Cearense, que a partir da capital se dividem em Litoral Oeste e Litoral Leste. A maior Rodovia Federal Brasileira a BR 116, começa em Fortaleza e termina no Rio Grande do Sul.

Os 292 anos de Fortaleza serão comemorados com muita música. O encontro de ritmos e artistas que irão celebrar a Cidade acontecerá nesta sexta-feira, 13 de abril. O Aterrinho da Praia de Iracema será palco para homenagens e encontros musicais. Entre eles, o baiano Caetano Veloso, que será atração principal da festa. 
 
O músico sobe ao palco para encerrar a festa, com previsão de início às 22h40min, encerrando a agenda musical do dia. Segundo informação da assessoria de comunicação da Prefeitura de Fortaleza, Caetano fará show sozinho, diferente do que foi anunciado durante a coletiva de lançamento da programação. O cantor iria trazer a Fortaleza o show “Caetano Moreno Zeca Tom Veloso”, parceria com os filhos, mas um imprevisto com um deles acabou causando a mudança no roteiro da festa. 
 
A banda Ghetto Roots abre a programação musical da festa (Foto: Divulgação)

Caetano encerra a programação, mas a festa irá iniciar no fim da tarde. Às 17h30min, a banda Ghetto Roots sobe ao palco para cantar o show “Traficando Poesias”. A mistura de rap e reggae traz influências das vidas dos integrantes  Roni Flow, Gabriela Savir, Carolina Rebouças e Rodrigo Revolução. O quarteto se formou em 2007, no bairro Dendê.

 
Logo em seguida, às 18h30min, o show “Para Cantar Fortaleza” reúne nomes da cena musical contemporânea da Capital. Com Gabriel Aragão, da banda Selvagens à Procura de Lei, Camila Marieta, Paulo Porto e Adriano Uchôa, a atração irá relembrar Belchior, Ednardo e Amelinha. “O show é totalmente inédito. E além das releituras, cada artista irá cantar uma música inédita”, adianta Paulo Porto.
 
O músico Tarcísio Sardinha e Banda irão instrumentar o Tributo a Dominguinhos. A homenagem acontecerá logo após o show da chamada “Geração Coca-Cola”, mas ainda não teve horário estimado divulgado pela produção. Dominguinhos será lembrado nas vozes de Waldonys, Amelinha, Fausto Nilo, Chambinho do Acordeón e Freitas Filho. 
 
Foto: Divulgação

O sambista Marcos Lessa também se apresentará na noite desta sexta. O cantor irá anteceder a apresentação de Caetano Veloso, cantando uma música composta especialmente para a festa do aniversário de Fortaleza. Lessa resolveu homenagear o Rio Ceára nos versos da música “Rio da Luz”. O horário da homenagem do cantor também ainda não foi divulgado. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *